- Diagnósticos de doenças ou condições clínicas;
- Imunização passiva;
- Tratamento do cancro;
- Enxertos e transplantes;
- Antídotos para venenos e drogas.
- Tratamento do cancro;
Fagocitose – captura, por endocitose, de células ou resto de células que são destruídas em vesículas digestivas. As células que realizam fagocitose são os fagócitos. Existem 3 tipos de fagócitos: neutrófilos, monócitos e eosinófilos.
Reacção inflamatória – resposta do organismo a ferimentos ou infecções, caracterizada clinicamente por calor, edema e vermelhidão; fisiologicamente, por vasodilatação e aumento da fagocitose.
Febre – se ocorrerem falhas no processo inflamatório, a infecção persiste, obrigando à produção de citocinas que emitem sinais ao cérebro para a produção de febre que inibe o crescimento dos agentes patogénicos invasores.
Fig.1
Neste processo o piruvato e os electrões de NADH permanecem no citosol. O piruvato é convertido em produtos que são excretados pela célula, como por exemplo o etanol e o CO2, e o NADH dá os seus electrões e é convertido novamente em NAD+, que é importante para as reacções de glicólise. Fig.2
Mutação por alteração do modo de leitura – adição ou deleção de pares de bases únicas. Se uma base é adicionada ou delectada, a tradução procede normalmente até esse local mas a partir deste momento a sequência de 3 bases está alterada. Este tipo de mutações origina, geralmente, proteínas não funcionais.
Mutações cromossómicas estruturais:
Delecção – perda de um segmento cromossómico em que parte do material genético é removido.
Duplicação – existência de 2 copias de uma dada região cromossómica, frequentemente associada à delecção no correspondente cromossoma homologo.
Inversão – remoção de um segmento de DNA e inserção numa posição invertida num outro local do cromossoma.
Translocação – troca de um segmento de DNA entre cromossomas não homólogos.
Mutações cromossómicas numéricas:
Poliploidia – existe pelo menos um conjunto completo de cromossomas a mais.
Aneuploidias – existem, em relação ao numero normal, cromossomas a mais ou a menos.
- Polissomia – um ou mais cromossomas extra. As mais comuns são as trissomias.
- Monossomia – um cromossoma em falta.
- Nulissomia – faltam os dois cromossomas de um par de homólogos.
Exemplos de mutações cromossómicas numéricas
Trissomia 21 (Síndrome de Down) – indivíduos de baixa estatura com uma morfologia de pálpebras característica, boca pequena e aberta e atraso mental em grau variável.Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) – atraso mental grave, malformações cardíacas e morfológicas. Raramente sobrevivem mais que alguns meses.
Monossomia do X (Síndrome de Turner) – mulheres de baixa estatura, com caracteres sexuais pouco desenvolvidos e frequentemente estéreis. Inteligência, geralmente, normal.
47, XXY (Síndrome de Klinefelter) – homens de elevada estatura, com caracteres sexuais pouco desenvolvidos e quase sempre estéreis. Inteligência, geralmente, normal.