Carácter – nome utilizado para referir uma característica de transmissão hereditária.
Gene – unidade discreta de hereditariedade. É o factor responsável pela transmissão das características hereditárias e corresponde a uma sequencia de nucleótidos da molécula de DNA.
Locus – zona de um cromossoma onde se localiza um gene.
Genes alelos – formas alternativas de um mesmo gene. Por exemplo, sementes lisas e sementes rugosas das ervilheiras de Mendel.
Alelo dominante – alelo que encobre a presença do outro alelo. Exprime-se nos homozigóticos e nos heterozigóticos. Representa-se, geralmente, por uma letra maiúscula.
Alelo recessivo – alelo que não se exprime na presença de outro alelo. Exprime-se apenas quando existem duas cópias. Representa-se, geralmente, por uma letra minúscula.
Homozigótico – individuo que possui dois alelos idênticos de um determinado gene. Produz apenas um tipo de gâmetas em relação ao gene considerado.
Heterozigótico – individuo que possui dois alelos diferentes de um determinado gene. Produz dois tipos de gâmetas em relação ao gene considerado.
Genótipo – combinação de alelos presentes num individuo para um determinado carácter.
Fenótipo – características que se manifestam num individuo e que resultam da expressão do genótipo.
Xadrez mendeliano – quadro de dupla entrada que permite visualizar a transmissão de alelos dos progenitores aos descendentes.
Cruzamento teste – cruzamento de um indivíduo de genótipo desconhecido e fenótipo dominante com um indivíduo de fenótipo recessivo. Se a descendência apenas apresentar fenótipo dominante o indivíduo é homozigótico. Se metade da descendência apresentar o fenótipo recessivo o progenitor é heterozigótico.
Sem comentários:
Enviar um comentário