segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fecundação, desenvolvimento embrionário e Gestação

Desenvolvimento Embrionário

A gestação é o período que decorre entre a formação do zigoto e o nascimento. Na espécie humana o período de gestação é de 38 semanas.

O desenvolvimento pré-natal, que ocorre ao longo e 9 meses pode ser divido em 3 fases: fase germinal, fase embrionária e fase fetal.



















1ª Fase Germinal – 2 primeiras semanas após a fecundação. O ovo sofre sucessivas divisões mitóticas, originando a mórula. Posteriormente surge o blastocisto, que é constituído por blastómeros, designando-se a cavidade por blastocélio e a camada de células que rodeia o blastocelio é o trofoblasto. 7 dias após a fecundação o lastocisto implanta-se no útero – nidação.



2ª Fase Embrionária – ocorre até ao 2º mês, formando-se os principais sistemas de órgão, sendo que o novo ser em desenvolvimento designa-se embrião. Nesta fase o trofoblasto diferencia-se no âmnio (protege o embrião) e no córion (irá diferenciar-se na placenta). Com o desenrolar do desenvolvimento embrionário, determinadas células tornam-se estrutural e bioquimicamente especializadas, por um processo de diferenciação, em que as células passam a adquirir funções muito específicas. Resultando assim os anexos embrionários.






3ª Fase Fetal – ocorre a partir das 8 semanas até ao final da gestação, onde o embrião passa a designar-se feto. Nesta fase ocorre o aumento da complexidade e da maturação dos órgãos ao mesmo tempo que se verifica o crescimento rápido e modificações na proporção do corpo. O comportamento do feto evolui com o desenvolvimento do sistema nervoso.

Sem comentários: